229 404 025
(chamada para a rede fixa nacional)

PORTO / LISBOA / ALGARVE SERVIÇO PERMANENTE
SOLICITAR ORÇAMENTO
Português
229 404 025
939 322 906
PORTO / LISBOA / ALGARVE SERVIÇO PERMANENTE
SOLICITAR ORÇAMENTO
Pedido de Contacto

Truques e Dicas

Como remover chiclete
Dica

Se a chiclete não sair da primeira vez, repita a operação até que ela saia completamente.

O que usar
  • Saco plástico
  • Gelo
  • Faca
Como usar

1) Coloque gelo num saco plástico.
2) Coloque o saco plástico com gelo sobre a chiclete e deixe alguns minutos até que a chiclete endureça.
3) Com o auxílio de uma faca, raspe com cuidado a chiclete da superfície onde está colada.

Como limpar a banheira de hidromassagem
Dica

Nunca utilize palha de aço ou abrasivos na limpeza

O que usar
  • Lixívia ou uma solução a base de cloro
  • Parafina
  • Vinagre branco
  • Água oxigenada 20 volumes
  • Sal fino
  • Flanela seca
  • Escovinha de nylon
  • Cera automotiva
Como usar

1) Para remover o amarelado da banheira, lave-a com uma solução forte de lixivia, depois passe um pano embebido em vinagre branco ou em parafina.
2) Nas banheiras de mármore machadas, polvilhe sal fino, molhe com água oxigenada de 20 volumes e deixe ficar por alguns minutos. Depois esfregue com uma escovinha de nylon, enxágue com água limpa e seque de seguida.
3) Para conservar o brilho, use cera automotivo, lustrando com flanela seca.

Como limpar e conservar materiais de aço inox
O aço inox

Bonito e resistente, o aço inox é um material de fácil conservação. Com uma limpeza adequada e rotineira é possível manter inalteradas as características originais, preservando a sua resistência à corrosão, aparência e higiene.
Mesmo no caso de sujidades mais difíceis, deve-se começar pelo método mais suave, repetindo a operação um número razoável de vezes, antes de recorrer a métodos severos.

Limpeza de rotina

Os melhores produtos para conservar o aço inox são: água, sabão, detergentes suaves e neutros, removedores à base de amônia, diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon. Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.
A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. A limpeza de rotina também pode ser feita em máquinas de lavar pratos e, só quando a sujeira for intensa, aconselha-se uma pré-lavagem.
Essa limpeza rotineira remove facilmente as sujidades mais comuns e quase sempre remove as mais intensas, fazendo com que as manchas da superfície do aço desapareçam completamente.

Sujidade moderada / manchas leves

No caso de sujidade moderada e quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio, dissolvido em álcool de uso doméstico, até formar uma pasta, depois com um pano macio esfregue na superfície do aço inox. Se preferir, use também uma escova de cerdas macias e com passadas longas e uniformes sempre no sentido do acabamento polido se caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.

Sujidade intensa / manchas acentuadas

Faça uma pré-imersão em detergente morno ou quente, ou uma solução de um removedor à base de amônia (removedores caseiros) e água. Se isso não for suficiente para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, recorra a produtos mais agressivos, como removedores à base de soda cáustica utilizados na limpeza doméstica. Siga o procedimento indicado em cima para remover a sujidade moderada, repita se necessário, e só se a sujidade persistir utilize um método mais severo, com o emprego de produtos abrasivos, como os sapólios.
Por fim, enxague e siga as etapas da limpeza de rotina.

Gorduras, óleos e banhas

Limpe a sujidade grossa com um pano macio ou uma toalha de papel. Em seguida, mergulhe a peça numa solução morna de detergente ou amônia. Depois siga os procedimentos da limpeza de rotina.

Marcas de dedos

Remova-as com um pano macio ou toalha de papel humedecidos em álcool isopropílico (encontrado em farmácias) ou solvente orgânico (éter, benzina). Reduza as chances de uma nova ocorrência aplicando depois um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca.

Rótulos ou etiquetas

Cuidado: nunca raspe a superfície do aço com lâminas, espátulas ou abrasivos grossos.

Manchas de ferrugem

Tais manchas, com uma auréola no seu contorno, indicam que algum fragmento de aço comum ficou agarrado à superfície do aço inox. Com um cotonete embebido em água e ácido nítrico a 10%, faça aplicações tópicas, mantendo o local humedecido durante 20 a 30 minutos, repetindo a operação se necessário.
Manchas mais acentuadas exigirão que se esfregue vigorosamente a superfície manchada com uma pasta feita com abrasivo doméstico fino (sapólios), água e ácido nítrico a 10%, utilizando uma bucha de polimento. O tratamento com ácido deverá sempre ser seguido de um enxágue em solução de amônia ou de bicarbonato de sódio e limpeza de rotina.

Acido nítrico: um amigo do aço inox

O ácido nítrico (HN03) é um único ácido mineral que pode ser usado na limpeza do aço inox, quando os demais procedimentos forem insuficientes para remover manchas em sua superfície.
Entretanto, evite seu contato com outros metais, especialmente os feitos à base de alumínio e cobre, comum nos utensílios de cozinha.
Recomenda-se empregá-lo na concentração a 10% (uma parte de ácido para nove partes de água), usando luvas de borracha e proteção para os olhos. Guarde a solução em recipientes de vidro, longe do alcance de crianças. No caso de contato acidental com a pele, lave com água em abundância.

Procedimentos incorretos podem prejudicar o aço inox

De um modo geral, a superfície do aço inox conserva suas propriedades desde que seja tratada com os cuidados necessários. Ela é facilmente limpa, mesmo sob condições adversas de contaminação ou sujeira. Mas, ocasionalmente, dependendo de sua natureza, certos contaminantes e sujeiras poderão ser de difícil remoção.
Com frequência, o fato do aço inox não desempenhar suas funções ou modificar sua aparência não é culpa do aço, e sim devido ao uso inadequado ou ao emprego incorreto de métodos de manutenção e limpeza. A seguir, conheça alguns exemplos típicos de procedimentos inadequados que comprometem a utilização do aço inox:
Os vazamentos em tanques ou tubulações industriais, aliados à evaporação contínua, resultam em um ambiente com maiores concentrações de substâncias corrosivas. Isso pode provocar o início de um processo corrosivo em componentes de aço inox não especificados para resistir a ambientes excessivamente agressivos.
O pó e a sujeira depositados no aço inox, em atmosferas marinhas ou industriais, absorvem contaminantes corrosivos (por exemplo, o sal com condições marinhas). Neste caso também a evaporação e a maior concentração podem resultar em corrosão ou dano à superfície do aço inox.
As soluções de esterilização ou os detergentes usados na indústria de preparação de alimentos são em geral baseados em produtos químicos agressivos (por exemplo, os liberadores de cloro). Esses produtos são frequentemente utilizados em concentrações muito acima das recomendadas, ou mantidos em contato com artigos e equipamentos durante todo o período de parada da unidade industrial. Tais procedimentos certamente originarão ataques corrosivos.

Cuidados para preservar as características do aço inox

Mesmo adotando os procedimentos normais de limpeza na manutenção do aço inox, existem cuidados que devem ser observados para preservar suas características.

Ácidos e produtos químicos

Ácidos e produtos químicos para piscina, ácido de bateria, ácido muriático, removedores de tintas e similares danificam a superfície do aço inox; portanto, devem ser evitados. Alvejantes e água sanitária podem ser usados ocasionalmente em pias ou tanques, desde que diluídos em água nas concentrações recomendadas. Use água entre fria e morna ao invés de água quente ou fervendo.

Produtos de limpeza

Polidores e saponáceos abrasivos só devem ser utilizados em casos extremos, pois podem prejudicar a superfície do aço inox.

Alimentos e ingredientes

Evite o contacto prolongado com soluções altamente concentradas de sal, principalmente a altas temperaturas.

Superaquecimento

Não superaqueça panelas de aço inox, deixando que seu conteúdo ferva até secar. Tal procedimento cria manchas difíceis de remover, além de danificar os cabos e o fundo.

Aço comum

Não deixe artigos de aço comum em contato com o inox, especialmente se estiverem úmidos ou molhados. É o caso das esponjas de aço, cuja ferrugem pode manchar o aço inox. Quando não for possível evitar o seu uso, as peças dever ser enxaguadas com água em abundância.

Como fazer a limpeza do seu computador
O que usar
  • Pano ligeiramente humedecido em água ou álcool
  • Aspirador de pó portátil de preferência
  • Pano limpo
  • Sabão neutro
Passo a passo
  • Desligue o computador
  • Limpe o CPU (parte externa) com um pano ligeiramente humedecido em água ou álcool
  • Usar um aspirador de pó portátil para aspirar o teclado
  • Usar um pano limpo com álcool para limpar as partes plásticas do teclado
  • Para limpar o monitor, utilize um pano húmido, sem fiapos, com álcool e passe sobre a tela e outras superfícies plásticas
  • Para limpar o rato, gire a tampa na parte inferior do mesmo
  • Retire a esfera e lave-a com água e sabão neutro
  • Enxugue a esfera com um pano que não solte fiapos
  • Limpe as barrinhas com as quais a esfera tem contacto
  • Coloque a esfera no local e recoloque a tampa
Dicas
  • Sempre desligue o equipamento da rede eléctrica para realizar a limpeza
  • Na tela do micro pode-se utilizar também pano com liquido limpa vidros
Atenção
  • Não deixe pingar gotas de álcool dentro do monitor
  • Não use abrasivos (tais como esponja Scotch) na tela
  • Não forçar demais as teclas ao limpar o teclado
  • Não retire a cabeça das teclas para limpar
  • Cuidado para não deixar escorrer líquido entre as teclas
3 Super Dicas de limpeza
Sapatilhas novas

Para deixar as suas sapatilhas bem branquinhas, mergulhe-as num balde com sabão em pó, água e uma colher de amoníaco, e deixe lá por alguns minutos.

Odor de cigarro

Para tirar o cheiro de cigarro de um ambiente, molhe uma esponja macia em vinagre branco, coloque num pratinho e ponha num canto desse lugar.

Prego na parede

Antes de bater com um prego na parede, coloque-o em água bem quente, isso evita que o reboco e a tinta se partam.

Mofo de bolor em paredes

Colocar num balde 1 parte de água e 1 parte de lixivia misturar, limpar com um pano embebido nessa mistura o local embolorado e deixar secar por 24 horas. Depois é só pintar. Boas Pinturas!

Como limpar objetos de prata

Talheres e jóias de prata vão escurecendo...
Pode você mesmo clareá-los facilmente com pasta de dentes, poupando assim uns €€€.
Esfregue a prata com a pasta de dentes até a mesma ficar a brilhar. Depois lave em água quente e enxugue com um pano macio.

Como tirar pingos de vela dos pisos de madeira ou encerados

Retirar o excesso com uma lâmina com muito cuidado para não riscar o piso.
Colocar um papel tipo mata-borrão ou uma toalha absorvente sobre o que restar e com o ferro de passar vá passando sobre os restos de vela que irão aderindo ao papel. Vá trocando o papel até remover totalmente o pingo de vela.

Não use produtos químicos pois comprometem o acabamento do piso.

Pisos de madeira

Ao ver um piso de madeira lustrado pensamos em beleza, bom gosto e um monte de trabalho!!!
É verdade que você precisa cuidar bem de um piso de madeira, mas não é preciso derrear suas costas se o fizer regularmente.

  • O produto usado para impermeabilizar o piso de madeira determina como cuidar dele. Verniz ou Ceras são usados para dar acabamento a estes pisos.
  • A integridade e beleza dos pisos de madeira com acabamento em verniz ou cera podem ser mantidas simplesmente pelo uso de limpadores e ceras à base de solvente. Nunca use água em pisos de madeira, excepto os tratados com poliuretano. Eles podem ser limpos com um esfregão húmido.
  • A maneira mais rápida de limpar um piso envernizado ou encerado é usar uma cera limpadora. Depois de passar o aspirador de pó, espalhe o líquido numa pequena área e esfregue com um aplicador de cera. Trabalhe em pequenas áreas de cada vez, na direcção do corte da madeira. Retire o excesso com um pano limpo.
  • A melhor maneira de limpar um piso de madeira não é a mais rápida, mas o resultado é um brilho duradouro. Depois de passar o aspirador de pó, passe um limpador líquido para madeira com um aplicador de cera seco em uma pequena área de cada vez. Deixe absorver por alguns minutos e retire o excesso. Quando o piso secar, lustre. Cuidado: essa é uma mistura combustível, use apenas em áreas bem ventiladas.
  • Não importa se é madeira, mármore ou mosaico, cada superfície tem suas necessidades de limpeza características. Atender essas necessidades é crucial para se ter pisos duráveis e brilhantes.
Pisos de laje e ardósia

Pisos de laje e ardósia

  • Os pisos de laje e ardósia devem ser impermeabilizados com um impermeabilizante comercial, nunca com verniz ou outros derivados.
  • A melhor maneira de se fazer isso é usar um impermeabilizante comercial para mosaico e ardósia. Depois que o impermeabilizante secar, aplique duas camadas finas de cera acrílica para chão com um aplicador de cera de cabo longo com almofada de lã de carneiro ou aplique cera em pasta com uma enceradora. Para fazer isso, use uma espátula para espalhar uma pequena quantidade de cera directamente sobre as escovas da enceradora e passe a enceradora devagar com movimentos para frente e para trás para aplicar uma camada fina de cera. Quando secar, lustre.
  • Ceras líquidas se acumulam-se no seu chão, fazendo com que você tenha de remover a cera velha e encerar de novo. Depois de aplicar o remo vedor de acordo com as instruções do fabricante, enxagúe o chão completamente com água limpa e então aplique a cera.
  • Passe a mop húmida nos pisos de laje e ardósia usando água limpa, uma solução de limpeza multiuso em água morna ou água com amaciador de roupas. Torça a mop até que não pingue e passe no chão em movimentos lentos e firmes. Se o chão depois de limpo ficar sem brilho, passe a mop novamente usando água com um copo de vinagre; o piso vai brilhar.
  • Agradeça aos céus pelo linóleo, que é fácil de limpar se estiver encerado.
Resolução de conflitos de consumo 2016 © Biodouro - Serviços de Limpeza. 
Todos os direitos reservados   |  
Developed by Inovlancer

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt