229 404 025
(chamada para a rede fixa nacional)

PORTO / LISBOA / ALGARVE SERVIÇO PERMANENTE
SOLICITAR ORÇAMENTO
Português
229 404 025
939 322 906
PORTO / LISBOA / ALGARVE SERVIÇO PERMANENTE
SOLICITAR ORÇAMENTO
Pedido de Contacto

Espécies de Pulgas em Portugal – Quais são as principais?

Existem diversas espécies de Pulgas, mas em Portugal as Infestações mais comuns são a Praga de Pulgas de Cães e as Pulgas de Gatos.

A principal preocupação com as Pulgas geralmente é o sofrimento e o desconforto que a picada das mesmas pode provocar nos seres humanos ou nos animais de estimação. É essencial manter uma boa higiene nos ambientes domésticos e tratar regularmente dos animais de estimação para prevenir as infestações, uma vez que além do sentimento de desconforto, pode até mesmo provocar alergias.

Contudo, compreender os hábitos, os ciclos de vida e aspecto, pode ajudar a identificar a melhor forma de controlo de Pulgas. Aqui fica a caracterização das Espécies de Pulgas mais comuns em Portugal:

Pulga dos Gatos (Ctenocephalides felis)

Descrição/Aspecto: Sem asas, medem entre 2 a 3 mm de comprimento.São achatadas lateralmente, as suas longas patas permitem saltar e têm a parte posterior da cabeça e pronoto com cerdas rígidas. Este é o detalhe que as distingue das restantes pulgas de animais de estimação.

Ciclo de Vida:
» As pulgas passam por quatro fases: ovos, larvas, pupas e adultos. Os ovos são pequenos e brancos. Este ciclo completo pode variar de duas semanas a oito meses, dependendo das condições ambientais.
» A Pulga de Gato não pode completar o seu ciclo de vida apenas a alimentar-se de sangue humano.

Hábitos:
» A Pulga de Gato adulta detecta a vibração do movimento de pessoas e animais, calor, pressão, ruído ou dióxido de carbono e fica alerta para potenciais refeições de sangue.
» Muitas vezes estas Pulgas não conseguem determinar se um hospedeiros é ou não adequado até o picar. Se for inadequado, a pulga abandona-o.

Pulga dos Cães (Ctenocephalides canis)

Descrição/Aspecto: No estado adulto esta pulga é preta acastanhada e fica preta avermelhada após uma refeição de sangue. Mede entre 3 a 4 mm de comprimento.
» O corpo desta espécie de pulga é achatado lateralmente o que lhe permite movimentar facilmente no pêlo de um animal. Apresenta ainda espinhos no corpo projectados para trás e desta forma, a pulga consegue agarrar-se melhor ao animal hospedeiro enquanto este é escovado.

Ciclo de Vida:
» As pulgas de cão atravessam quatro fases no seu Ciclo de Vida: Ovos, Larvas, Pupas e Adultos.
» As larvas são mais compridas do que os adultos e alimentam-se de partículas de sangue seco, excrementos e substâncias orgânicas recolhidas nas instalações infestadas.
» As pulgas fêmeas depositam entre 200 a 400 ovos ao longo da vida.

Hábitos:

» As pulgas adultas alimentam-se de sangue de cães, gatos e ocasionalmente de humanos;
» A Pulga dos Cães é um vetor da Ténia dos cães, Dipylidium caninum, que pode também afectar os humanos;
» Podem saltar cerca de 6 polegadas, pelo que conseguem saltar de um hospedeiro para outro e podem também infestar relvas de jardins;


As Infestações de Pulgas podem causar vermelhidão, comichão, afectar o bem-estar geral, provocar perda de pêlo, infecções graves ou até mesmo alergias através da saliva da pulga. Em casos de infestação severa, é recomendável procurar ajuda profissional para um controlo eficaz. Peça Ainda Hoje o seu Orçamento Gratuito para Infestações de Pulgas.

Resolução de conflitos de consumo 2016 © Biodouro - Serviços de Limpeza. 
Todos os direitos reservados   |  
Developed by Inovlancer

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt