229 404 025
(chamada para a rede fixa nacional)

PORTO / LISBOA / ALGARVE SERVIÇO PERMANENTE
SOLICITAR ORÇAMENTO
Português
229 404 025
939 322 906
PORTO / LISBOA / ALGARVE SERVIÇO PERMANENTE
SOLICITAR ORÇAMENTO
Pedido de Contacto

Normas e Regulamentos de Segurança Alimentar

O comércio dos produtos alimentares tem um enorme impacto sobre a saúde das populações, e nessa medida é de extrema importância assegurar a qualidade e garantia dos alimentos para consumo humano. Hoje abordamos a questão das normas e regulamentos de segurança alimentar, que devem ser seguidas para garantir que os alimentos produzidos, processados, armazenados e comercializados sejam seguros para consumo.

Estas normas têm como principal objetivo proteger os consumidores de alimentos que sejam caracterizados de alto risco para a saúde, nomeadamente contaminação microbiológica, química e física.

As normas e regulamentos de segurança alimentar incluem directrizes de boas práticas de higiene, procedimentos operacionais, sistemas de gestão alimentar, requisitos de avaliação de alimentos, limites máximos de resíduos químicos e regras de rotulagem que devem ser cumpridas.

Todas essas normas e regulamentos estipulados, são baseados em evidências científicas, que são actualizadas regularmente para garantir a protecção da saúde pública.

Conhece as principais normas de segurança alimentar? Tome nota das 3 principais:

1) As boas práticas da fabricação (BPF)
As boas práticas de fabricação ou BPF conforme são conhecidas, são um conjunto de diretrizes para que a produção de alimentos seja segura e de qualidade. Estas práticas incluem o controlo da temperatura, limpeza e desinfeção, controlo de pragas e outras medidas para prevenir a contaminação dos alimentos.

2) A APPCC
A Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo é um sistema de gestão de segurança alimentar, que identifica e controla os riscos de contaminação em todas as etapas de produção de alimentos, desde a matéria prima ao momento do consumo.

3) Certificação de Qualidade
As certificações de qualidade como a ISO 22000 e a FSSC 22000 estabelecem requisitos para a gestão de segurança alimentar, incluindo o rastreamento e documentação de pontos críticos e perigos associados.

Com a crescente urbanização das populações, mesmo nos países em desenvolvimento, a dependência do comércio global e do processamento alimentar está aumentar cada vez mais. Nesse sentido, é importante que as grandes cadeias de fornecimento alimentar sejam mantidas dentro dos regulamentos estipulados, para garantir que os produtos disponíveis no mercado, sejam de boa qualidade e próprios para consumo.

Na medida da Higienização Alimentar e na Desinfestação de Fábricas, estaremos ao seu dispor para garantir as excelentes condições de trabalho e manutenção das respetivas máquinas de produção. Fale com a nossa equipa ainda hoje e peça uma cotação à medida das suas necessidades específicas.

Resolução de conflitos de consumo 2016 © Biodouro - Serviços de Limpeza. 
Todos os direitos reservados   |  
Developed by Inovlancer

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt